"un pedacito del planeta que no pudieron no!"

Um cantinho do Brasil, orgulhosamente no Pampa Gaúcho, que quer fazer a diferença,
enxergando e discutindo problemas globais e discutindo e realizando soluções locais .

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Afinal, existimos somente quando deixamos de existir?

Olá à todos..
Muito tempo sem postar, sem uma boa internet, afinal moro no campo, internet no campo não é prioridade para empresas, porque não é prioridade para os governos que as pessoas morem no campo, já que as empresas que mandam no governo não querem gente no meio das máquinas atrapalhando o progresso. Bueno, sem boa internet, na verdade sem nenhuma nos últimos meses, fiquei um tempo largo sem conseguir formar algumas ideias, na verdade ainda estou porque só estou com internet hoje porque não estou em casa, estou na cidade. O fato é que, não assisto TV já há alguns anos, me recuso, é muito cansativo assistir aquela palhaçada, separar o que é informação do que é manipulação, juntar com outros dados e por fim conseguir mais ou menos entender o que está acontecendo, com internet pra correr atras de informações complementares já tava difícil ver TV, sem internet é impossível.
Mas, o que me trás de volta, primeiro apareci por aqui para agradecer as pessoas que mesmo tantos anos sem postar continuam acessando o blog para minha surpresa e alegria, notícias com o nome Pampa no título são as mais lidas, isso me leva ao segundo e mais forte motivo, existimos somente quando deixamos de existir?
Vim para cidade neste momento, porque tenho que escrever um texto sobre o pampa, bueno, me sinto defasada, sem ter lido muito nos últimos anos, então nada melhor que dois dias com internet para dar uma atualizada nos saberes, bueno, que pasó então...
Incrivelmente se encontra milhares de milhões de notícias sobre o pampa, isso não era tão fácil quando produzia diariamente notícias para este blog, produzia, copiava, colar, tipo isso... então me deparo com esse número louco e absurdo de notícias sobre o pampa. Porém, mais que descrição sobre esse meu amado e adorado lugar, um monte de notícias sobre os problemas, o sumiço, o desaparecimento do pampa e das espécies da fauna e da flora que o habitam.
Recebo por wats um vídeo sobre o cultivo do soja perto de Santarém (https://youtu.be/R9Iyisa7iTA ) assisti o vídeo e fiquei pensando, em quantos anos faremos um vídeos igual a este? EU NÃO QUERO FAZER UM VÍDEO IGUAL A ESTE!!
Definitivamente, não quero!
Não quero ter que falar do fim dos insetos polinizadores , do aumento dos casos de câncer, do aumento de doenças tipo viroses sem explicação, da baixa imunidade das pessoas, dos abortos"expontâneos", da má formação fetal, dos problemas neurológicos generalizados, dos "surtos" de labirintite, do sumiço dos pássaros em função da diminuição dos insetos que geram o aumento dos ataques dos felinos nativos às galinhas dos agricultores, das bronquites, bronquiolites, asma, renites e tantas "ites"  em função dos agroquímicos que utilizam nas lavouras do agronegócio, sojeiros.
Não quero falar das chuvas ácidas que queimam o couro dos animais no campo, queimam as plantas e não faço nem ideia do que causam nas águas que tomamos de chuvas ácidas geradas pela usina termoelétrica que como compensação dos danos em todo território de Herval, tem um grupo de 10 agricultores assistidos, em reuniões que mais geram novas demandas as pessoas do que resolvem seus problemas.
Mas, infelizmente já vivo esta realidade.
O que me chocou no vídeo que olhei, não foi a realidade que eles já estão lá, mas foi entender que eles só existem agora que deixaram de existir.
A importância da terra, a convicção de ser agricultor, campesino...
não se deixar iludir pelo progresso, pelo desenvolvimento...
Precisamos nos envolver, nos envolver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!